A prefeitura está desenvolvendo o "Viva Leve" que busca proporcionar alimentação saudável voltando a atenção para um público com obesidade e comorbidade associados e abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Primaveras, Boas Esperança e Gente Feliz. De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, a nutricionista Ezineide de Jesus Morbach, são aproximadamente de três a quatro meses de acompanhamento nutricional, seguidos de exercícios físicos, avaliação física e de exames, antropometria, com acompanhamento de profissional da área, apoio psicológico, diversas palestras e aulas nutricionais com sugestões e orientações de como preparar uma alimentação saudável.
A prefeita Rosana Martinelli disse, através da assessoria, que são medidas preventivas que refletem, inclusive, em economia para o setor. "A saúde é feita de prevenção. O combate ao mosquito da dengue, por exemplo, é ação preventiva para que os postos de saúde e os leitos hospitalares não superlotem com pessoas doentes que perdem dias de trabalho, sobrecarregam as unidades e têm que gastar com remédios. Os casos da saúde alimentar, da comorbidade e obesidade não são diferentes. A pessoa que pode se livrar da diabetes, por exemplo, só mudando os hábitos alimentares, vai ser mais saudável e, certamente, mais feliz", compara.
Outro projeto é o "Saúde na Mesa" que, através de grupos, trabalha a reeducação alimentar para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis relacionadas com hábitos alimentares inadequados, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e excesso de peso. O atendimento às pessoas interessadas em participar do projeto é feito na UBS Primaveras, UBS Boa Esperança e UBS Gente Feliz, no período da tarde, às segundas, quartas e quintas-feiras.
A informação é da assessoria.