Dermatologistas e acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Sinop farão atendimento gratuito para diagnóstico de câncer de pele, neste sábado, na universidade. A ação faz parte da campanha Dezembro Laranja, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "Nós teremos sete dermatologistas realizando o atendimento gratuitamente, além dos nossos acadêmicos, que receberam treinamento especial para a ação", explico o dermatologista Carlos Alberto Bruno, coordenador da campanha em Sinop.
A distribuição das senhas começará a partir das 9h, seguindo até às 15h. É importante ressaltar que serão atendidos somente casos suspeitos de câncer de pele.
"Se a pessoa tiver uma feridinha que não cicatriza, uma pinta que mudou de cor ou tamanho, que coça ou sangra. Enfim, qualquer alteração suspeita na pele, deve procurar o atendimento neste sábado", explica o dermatologista.
De acordo com a assessoria, caso seja diagnosticada com câncer de pele, a pessoa será encaminhada para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.
Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização, este ano o tema é “Se exponha mas não se queime”. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.