A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já iniciou os trabalhos de prevenção a Meningite no município de Sinop. A primeira ação foi a de orientação com os Agentes de Saúde da Família sobre como prevenir a doença. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Alberto Knoshita, a intenção é que essas informações cheguem até a comunidade. Dentro do cronograma de trabalho está ainda a realização de palestras em escolas, empresas e instituições, sobre a doença e prevenção. Todas essas ações têm como objetivo, evitar a proliferação da doença, que se manifesta com mais freqüência no período chuvoso.
Ele ainda destaca alguns cuidados básicos que devem ser tomados, como: evitar manter os ambientes muito fechados, arejar bem os locais, permitindo a circulação de vento e entrada do sol, evitar o uso do ar condicionado, porém para aqueles que preferem utilizá-lo, é importante instalar uma segunda proteção e realizar a limpeza do mesmo a cada 15 dias.
Na caso da verificação de sintomas como febre, vômito e rigidez da nuca a orientação é procurar um médico para avaliação completa. Os postos de saúde e o Pronto Atendimento estão à disposição da população e preparados para realização de exames para verificação da doença e tratamento.
De janeiro a setembro deste ano, foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 6 casos da doença.