PUBLICIDADE

Sinop: campanha realizará teste rápido para diagnóstico de sífilis

PUBLICIDADE

A mobilização para enfrentamento da sífilis, doença sexualmente contagiosa, começa na segunda-feira (1º de abril). Os testes rápidos serão feitos na quinta-feira (4) no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Sinop. Estão previstas visitas em empresas e estabelecimentos comerciais. A programação completa do município será definida até o final da semana. A proposta do Ministério da Saúde é utilizar a mesma estratégia da campanha de combate a DST/Aids do programa Fique Sabendo, realizado em novembro do ano passado. Na ocasião, o município registrou três pacientes com sífilis. O SAE realizou cerca de mil testes para HIV, Hepatites Virais B e C e Sífilis. Dois pacientes foram diagnosticados com o vírus HIV e dois com hepatite.

De acordo com a programação estadual, no dia 5, será o dia D da mobilização e as ações ocorrerão em todos os municípios do Estado. Os dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que de 2007 a 2013, em Mato Grosso, foram registrados 1.763 casos de sífilis, sendo 1.289 foram detectados em gestantes e 474 congênita (quando a mãe gestante passa infectada passa para o bebê).

Os exames também são disponibilizados diariamente, durante o ano, nas Unidades de Saúde da Família do Menino Jesus, Parque das Araras, Jardim Ibirapuera, Nações, Carlos Scholtão, Jardim Oliveiras, Cidade Jardim e União, porém, o resultado fica pronto em cerca de dez dias.

Conforme Só Notícias já informou, atualmente o SAE atende cerca de 606 pacientes da região Norte e Sul do Pará. São 321 homens, 285 mulheres e 6 crianças de 5 a 12 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE