A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, está promovendo uma campanha de coleta de sangue que inicia, hoje, às 19h, na própria instituição. A ação segue amanhã das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Toda a população de Sinop, não apenas os acadêmicos, estão convidados a contribuir com a campanha”, afirmou o professor Roberto Arruda, um dos organizadores.
Ele explicou, ao Só Notícias, que a iniciativa surgiu, após uma acadêmica da instituição ter passado por uma cirurgia cardíaca e precisou receber sangue. Para conseguir suprir a necessidade foi necessária uma grande mobilização por parte das pessoas próximas. “A campanha é uma forma de retribuir pelo que foi feito pela acadêmica e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação”.
A ação é realizada em parceria com um instituto particular da capital. “Veio uma equipe de Cuiabá especialmente para realizar a coleta de sangue, em benefício do Hospital do Câncer de Mato Grosso”, explicou a enfermeira Luciana Aguiar, uma das pessoas responsáveis pela coleta. Um enfermeiro e quatro técnicos em enfermagem auxiliarão no trabalho.
Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a doação de sangue. Idosos com até 68 anos e jovens a partir de 16 anos podem doar. Os menores de idade podem se tornar voluntários desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais. Antes, a idade permitida era de 18 a 65 anos. Para doar é preciso ter acima de 50 quilos.