Durante a 14ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sinop realizou mais de 500 atendimentos de exame clínico de prevenção contra a doença. "Sempre trabalhei no sol, quando jovem na roça, e nunca havia me cuidado. O resultado são essas pré lesões a câncer de pele que a médica diagnosticou hoje. A partir de agora vou me cuidar", disse um dos pacientes que procurou o CEM. Além dos diagnósticos, durante a campanha foram ministradas palestras com especialistas sobre o assunto.
Foram nove dermatologistas e uma equipe de voluntários, realizando atendimentos das 9h às 15h, no final de semana. Os casos diagnosticados como possível câncer da pele foram encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo, de acordo com a necessidade.
Nas últimas edições da campanha, 10% das pessoas que foram examinadas apresentaram a doença, em todo o país. Em Mato Grosso, o número é maior, chegando a 20%, devido à alta temperatura da região. "O índice vem se mantendo devido à falta de cuidados dos adultos de hoje durante a infância e a juventude. A expectativa é de que esse quadro mude em cerca de 30 anos, quando os jovens que atualmente se protegem do sol estiverem com idade mais avançada", disse a dermatologista Maria Cecília Bruno, coordenadora da campanha em Sinop, por meio de assessoria.
A dermatologista ainda informou como identificar o câncer da pele: um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Até o momento não foi divulgado o número total de pacientes que foram diagnosticados com o câncer da pele em Sinop.