O Serviço de Atendimento Especializado realizou cerca de mil testes de para HIV, Hepatites Virais B e C e Sífilis, na última semana, durante campanha contra Aids. Dois pacientes foram diagnosticados com o vírus HIV, três com sífilis e dois com hepatite. Os pacientes devem iniciar tratamento nos próximos dias.
Quem ainda não realizou os testes pode comparecer no Serviço Especializado ou nas Unidades de Saúde da Família do Menino Jesus, Parque das Araras, Jardim Ibirapuera, Nações, Carlos Scholtão, Jardim Oliveiras, Cidade Jardim e União até o próximo dia 10. Após essa data o exame também será realizado, porém o resultado fica pronto em dez dias.
Atualmente, Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atende cerca de 606 pacientes da região Norte e Sul do Pará. São 321 homens, 285 mulheres e 6 crianças de 5 a 12 anos. "Em caso de sorologia positiva, a equipe realiza todos os encaminhamentos dispondo de psicóloga, assistente social, enfermeiras e médicos infectologistas. Todo o trabalho é sigiloso e quem descobre que tem a doença em estágio inicial apresenta mais chances de responder bem ao tratamento, por isso é fundamental procurar o SAE ou as unidades e realizar o teste", explicou o secretário de saúde, Mauri Rodrigues de Lima.