Com a decisão do Ministério da Saúde de suspender a vacinação contra raiva animal, Sinop está sem data para iniciar a campanha. O planejamento, antes da decisão federal, era começar a campanha sábado o dia D. A Secretaria de Saúde aguarda liberação para definir a nova data, segundo assessoria.
A suspensão, conforme Só Notícias informou, foi para todo o país, após serem constatados efeitos graves e mortes em alguns animais que foram vacinados. Em Sinop, dados do Escritório Regional de Saúde, com base no levantamento do IBGE, apontam que poderão ser imunizados 21,2 mil cães e 4,2 mil gatos. No Estado, a campanha que também está paralisada, começou em setembro, com meta de vacinar 618,6 mil cães e gatos.
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.