A prefeitura informou que, devido às chuvas registradas na semana passada, as equipes do mutirão “todos contra a dengue 2025” ainda irão concentrar os serviços nos bairros Jardim das Primaveras e Parque das Araras no decorrer desta semana. Foram recolhidas, até o momento, 21 caçambas de entulhos, 153 criadouros eliminados e mais de 10 mil depósitos (locais ou objetos que servem para proliferação do mosquito) vistoriados pelos agentes.
A ação conta com equipes das secretarias de Saúde, de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e também com os moradores, destacou a prefeitura. “A conscientização dos moradores é o grande diferencial nesta batalha. As pessoas precisam entender que, quando limpam seus quintais, descartam objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, elas não estão somente realizando a limpeza e higienização de suas casas, vão muito além disso. É um ato de amor, de prevenção, de cuidado com aqueles que nós amamos, é saúde. A dengue mata, assim como a Chikungunya e a Zika. São doenças graves que podem, ainda, deixar sequelas severas”, reforçou o coordenador do setor de endemias, Alef Souza Costa.
Ainda entre os cuidados que o morador precisa ter diariamente estão o de colocar terra nos vasos de plantas e lavar, com regularidade, a vasilha de água de animais de estimação. Durante o mutirão, as áreas institucionais dos bairros são limpas e os moradores são orientados pelos agentes de endemias sobre como manter seu quintal limpo e combater a proliferação do Aedes Aegypti. Além de orientar, os profissionais ajudam também aplicando larvicida em focos identificados.
De acordo com dados preliminares do setor de Endemias da secretaria de Saúde (sem contar os dados do mutirão), desde o retorno das atividades das equipes no mês passado, foram registrados 1.065 focos, recolhidos 7.430 recipientes e realizadas 3 mil visitas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.