PUBLICIDADE

Sinop: agentes encontram focos de dengue em bairro

PUBLICIDADE

Agentes de Endemias e a equipe da Vigilância Ambiental estiveram no bairro São Cristóvão, hoje, para uma operação “pente fino” em calhas, telhados e vasilhames que pudessem conter larvas e mosquitos da dengue. De acordo com o coordenador da equipe da Vigilância Ambiental, Cezário Alves, vários focos foram encontrados em locais como baldes, pneus, lonas e calhas. “Pedimos à população que tome alguns cuidados básicos como não deixar acumular água em vasilhames, sempre deixar baldes, caixas e quaisquer outros objetos que ficam expostos ao tempo tampados, além de manter as calhas limpas. Precisamos evitar os criadouros”.

Cezário pontua que o mosquito transmissor, em dias comuns, sem ventos, tem atuação em um raio de até um quilometro, sendo maior seu alcance em dias de ventos fortes. Uma fêmea também deposita 150 ovos por postura, chegando até a três posturas diárias, isto é, 400 ovos diários em um período de vida de 35 a 45 dias. “O período de vida e a proliferação do mosquito são bem elevados por isso os cuidados são fundamentais. Contudo, as larvas morrem automaticamente quando retiradas da água”, pontua Cezário.

Em Sinop, o bairro com o maior numero de notificações é o Violetas, nos demais os números se equiparam. “Contudo, apesar de apresentar mais notificações não é o que tem o maior numero de casos confirmados, pois automaticamente notificamos todos os casos suspeitos e 60% deles acabam sendo negativos para dengue nos exames finais, pois o resultado comprova outras viroses”.

Segundo o setor, ao comprovar focos e larvas os agentes notificam e aplicam multas no valor de 100 UFIR”s (cada UFIR equivale a R$ 1,78), caso a mesma residência ou empresa volte a ser notificada ou multada pelo mesmo motivo, automaticamente a multa duplica o valor. Quando o caso volta a ocorrer pela terceira vez, além da multa aumentar, é encaminhada denuncia para o Ministério Publico. “Nossa intenção não é multar nem encaminhar denuncias, é acabar com a dengue e para isso necessitamos da ajuda da população com essas medidas básicas de limpeza do quintal e da casa para a erradicação do mosquito da dengue em Sinop”, finaliza Cezário.

Oitenta agentes atuam diariamente na fiscalização no setor urbano em Sinop, além de mais 30 homens e o maquinário da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos que tem atuado desde o início do período chuvoso na limpeza dos valetões e áreas institucionais do município. A partir do dia 18, também serão retomados os mutirões de coleta do lixo da dengue em parcerias com escolas publicas, Tiro de Guerra e associações de bairro.

No ano passado, Sinop apresentou um grande número de notificações de dengue. Este ano, uma pessoa morreu no município e o atestado de óbito aponta que foi em decorrência da gravidade da doença.

Leia ainda
Acadêmica em Sinop morre por complicações da dengue

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE