O secretário de Saúde de Sinop, Alberto Kinoshita, afirmou, agora há pouco, que praticamente 90% das doses dos 47 tipos de vacinas, que poderiam ter sido comprometidas após o desligamento do padrão de energia da secretaria,no início do mês, estão liberadas para utilização. Ele explicou que o estoque ficou “pouco tempo exposto a alteração de temperatura”. Do lote, de aproximadamente 40 mil doses, avaliado em R$ 60 mil, 350, contra gripe, 40 contra varicela, cinco antiofídicas e 90 de rotavírus serão descartadas. 3, 5 mil contra influenza zazonal ainda estão em observação.
Para evitar novamente o problema, o secretário informou que a administração está implantando sistema de segurança. “Estamos colocando sistema de monitoramento e ao mesmo tempo, fazendo aquisição de um grupo gerador”. Também foram compradas 20 geladeiras para as unidades.
As doses “salvas” estão sendo redistribuídas nas unidades de saúde e as campanhas de vacinação, retomadas. O secretário pediu aos pais que ainda não vacinaram seus filhos, com até 2 anos, bem como as gestantes, para procurarem as unidades.
Alberto Kinoshita informou ainda que aguarda conclusão das investigações, sobre o desligamento do padrão. “Estamos aguardando. Fizemos contanto com as polícias Militar e Civil e aguardando novos fatos para que possamos concluir, e definir, realmente, se foi uma brincadeira ou ato de vandalismo”, disse.