O “Mutirão da Catarata” deve beneficiar 480 pessoas, em Sinop, com cirurgias. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Specian, a triagem para verificar a necessidade cirúrgica será feita no próximo dia 20, das 8h às 17h, e no dia 21, das 8h às 20h. Serão distribuídas 1,7 mil senhas. “Atualmente nós temos em Sinop 200 pessoas na fila de espera, prontas para a cirurgia e a prioridade é delas”, disse, ao Só Notícias.
A segunda fase da triagem será feita entre os dias 22 deste mês e 3 de maio com exames clínicos. As cirurgias serão feitas pelo Instituo Lions da Visão, em Cuiabá. Os pacientes serão encaminhados para a capital e não precisarão pagar pelas despesas médicas, alimentação ou casa de apoio.
De acordo com o secretário, o recurso para o mutirão disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o Estado e repassado ao município vence até junho e precisa ser utilizado. Portanto, as cirurgias deverão ser feitas até o dia 30 junho. “O instituto tem capacidade para atender cerca de 100 cirurgias por dia”, ressaltou.
O secretário também adiantou que deverá ser colocado no Plano Plurianual de 2014, a construção do Instituto Lions, em Sinop, com toda a capacidade para centralizar os atendimentos no município.
A catarata atinge principalmente as pessoas a partir dos 50 anos. A doença é a principal causa da cegueira reversível. O tratamento é exclusivamente cirúrgico.