A Secretaria Municipal de Saúde aponta que pelo menos 10 bairros de Sinop têm índices de proliferação do mosquito da dengue, acima do considerado “tolerável” pelo Ministério Saúde, que é de 1% das casas de cada 100 vistoridadas em determinado bairro. As situações mais críticas são no Jardim Paraíso, 7,62%; Setor Industrial, 6,94%; Jardim das Violetas, 5,05% e Jardim Botânico, 4,85%. O Jardim América registra 4,68%, Setor Residencial Norte 4,60%, Jardim das Palmeiras 4,10%, Setor Comercial 3,30%, Jardim Imperial 2,35% e Setor Industrial Sul 1,36%.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Alves da Rocha, disse ao Só Notícias, que estão sendo intensificados os trabalhos neste locais, porém, salientou a importância da colaboração da população em ações de prevenção para reduzir os índices, principalmente neste período de chuvas, quando a tendência é a aumentar devido acumulo de água.
Segundo ele, os agentes tem encontrado focos principalmente em lonas, que são deixadas para cobrir areia e recipientes descartados nos quintais como copos plásticos. Além dos cuidados com estes materiais, e outros que possam funcionar como pontos de procriação do mosquito transmissor, ele afirmou que os munícipes devem ficar atentos à calhas. Limpá-las a cada 15 dias ou, repará-las caso retenham água.
Apesar do casos de dengue confirmado ano passado, terem apresentado redução de aproximadamente 58%, com os índices de proliferação do mosquito em alta, a probabilidade de casos serem registrados tendem a aumentar, de acordo com coordenador.