O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, destacou, hoje, a importância do Termo de Compromisso para Enfrentamento da Hanseníase. Ele lembrou que, no dia 24 do mês passado, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em Cuiabá, ocasião em que o Estado anunciou investimento de R$ 14 milhões para o Plano de Enfrentamento à Hanseníase nos próximos quatro anos.
Bertúlio lembrou ainda que 42 dos 141 municípios mato-grossenses não assinaram o termo de compromisso. “Não poderia perder a oportunidade de mais uma vez convocar nossos gestores municipais a abraçarem a causa. Mato Grosso ocupa o primeiro lugar em coeficiente de detecção da doença, precisamos mudar essa realidade”.
O secretário destacou que tem centrado forças para o controle da doença, com a realização de ações no Plano Estadual de Saúde e no Plano Plurianual. A proposta é estabelecer um compromisso político entras as esferas de governo para a prestação de atenção integral à saúde e a vigilância da doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de evolução crônica. Entretanto, é totalmente curável e tão logo seja iniciado o tratamento deixa de ser transmissível. Se diagnosticada e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer graves consequências para os portadores com lesões que os incapacitam fisicamente. As sequelas podem ser evitadas ou reduzidas, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado.