A 32ª semana epidemiológica encerrada, hoje, teve aumento de 10% no número de novos casos em relação à semana anterior. Entre os dias 5 de julho a 12 de desse mês, houve 129 novas confirmações e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, analisa que “o efeito ioiô é justamente o que temíamos e vínhamos alertando que poderia ocorrer”, disse ao detalhar que após registrar quedas nas semanas anteriores, o município voltou a registrar aumento de casos. “Sabemos que quando os números baixam, há um relaxamento automático em relação às medidas preventivas não farmacológicas e o reflexo direto é o aumento de casos nos dias seguintes. O vírus não foi embora, pelo contrário, ele tem apresentado mutações de forma muito rápida”, reforça.
O secretário faz um apelo para a população manter os cuidados básicos e não farmacológicos como o uso de máscara, higiene constante das mãos e distanciamento social. “Precisamos estar alertas e conscientes de que a baixa ou aumento no número de casos ativos é uma consequência direta do nosso comportamento”, reiteira.
Marchioro lembra que esse esforço é pequeno comparado à luta de muitos que positivaram. “Há quem passa o período com sintomas leves, outros assintomáticos, mas temos muita gente que lutou muito para viver, e, infelizmente, tivemos óbitos irreparáveis”.
Hoje, 15 sorrisenses estão internados, 4 deles em leitos de UTI e 11 em quartos de enfermaria. São 290 casos confirmados. Desde o início da pandemia, 17.380 moradores testaram positivo e 16.863 estão recuperados.