PUBLICIDADE

Secretário diz que não há previsão para chegada da vacinas russa contra a covid em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse, hoje, que ainda não há previsão para chegada da primeira remessa de doses da Sputnik V, a vacina russa contra a covid-19. Segundo o gestor, Mato Grosso trabalha ao lado de um grupo de estados para cumprir as exigências impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“Hoje, existe um grupo de estados trabalhando para assegurar essas providências no sentido de garantir a segurança de todos os pacientes, caso sejam adquiridas essas vacinas. Ainda não temos uma previsão para chegada dessas doses”, disse Figueiredo, em entrevista à TV Vila Real. 

Gilberto ainda revelou que as condições impostas pela Anvisa para liberação da compra da Sputnik o deixam apreensivo. “A Anvisa, infelizmente, colocou no ‘colo’ dos secretários estaduais a responsabilidade para importar a vacina para 1% da população. E com uma série de consequências que me deixam apreensivo, porque ela praticamente ‘lava as mãos’ em relação aos efeitos colaterais e qualquer fato que venha a ocorrer”, comentou o gestor. 

Na metade de junho, Mato Grosso foi incluído na lista de estados que receberam autorização para a compra do lote de vacinas da Sputnik V, em quantidade inicial de 1% da população. No início daquele mês, a Anvisa havia autorizado a importação da vacina, que foi adquirida pelo governador Mauro Mendes em março deste ano.  A autorização foi concedida durante reunião extraordinária da Diretoria Colegiada do órgão. O imunizante tem 91,6% de eficácia contra o vírus e é usado em 68 países.

Entre as condicionantes a serem cumpridas estão a análise dos lotes que chegarem pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde (INCQS) e a aplicação reduzida inicialmente aos primeiros lotes, sendo aumentada gradativamente após o acompanhamento da efetividade.

“Essa é uma vitória para a população de Mato Grosso e do Brasil. Ainda que os lotes liberados por enquanto sejam reduzidos, toda e qualquer quantidade de vacina já é suficiente para salvar vidas, e é isso que importa. A importação vai acelerar o processo de vacinação e complementar a imunização que está sendo coordenada pelo Governo Federal. Fico feliz por termos colaborado para isso”, afirmou o governador Mauro Mendes, na ocasião.

O Governo do Estado adquiriu 1,2 milhão de doses da Sputnik V, que já contém os dois componentes da vacina, ou seja, as doses poderão imunizar 1,2 milhão de pessoas.  A aquisição ocorreu junto ao Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE