O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo desmentiu, esta manhã, em entrevista, no Ginásio Aecim Tocantins, a fake news que circula nas redes sociais sobre o governo de Mato Grosso estar escondendo respiradores e outros equipamentos para o tratamento de pacientes com Covid-19. “O erro está na mentira, o erro é falar que nessas caixas que estão armazenas aqui no ginásio têm respiradores e monitores escondidos. Aqui não existe nada de errado, poderíamos estar fazendo propaganda do material armazenado aqui, mas não estamos perdendo tempo com isso. Essa fake news é coisa de gente que não tem o que fazer e fica inventando mentiras”.
O gestor esclareceu que dentro das caixas estão móveis que serão usados para “equipar e modernizar toda a infraestrutura da saúde” dos hospitais da rede estadual. O gestor enfatizou que a atual gestão utiliza o espaço para o armazenamento temporário, enquanto as unidades estão ficando prontas para receber o mobiliário.
Os itens armazenados também poderão auxiliar as gestões estadual e municipais durante o processo de ampliação de leitos em Mato Grosso, visando ao combate à pandemia por meio de parcerias entre governo do Estado e prefeituras.
“Os fornecedores entregam aquilo que estamos comprando, eu preciso guardar esses materiais até que as instalações estejam prontas para receber. Eu não posso enviar isso para unidades e lotar os corredores de camas, eu preciso acondicionar até que o local esteja pronto e, escolhemos este Ginásio para não gastar dinheiro alugando imóveis, já que o espaço não estava sendo usado”, explicou.
Gilberto destacou que, mesmo durante o enfrentamento à Covid-19, o Governo de Mato Grosso não paralisou nenhum dos trabalhos de reestruturação que estavam sendo realizados para garantir a melhoria na Saúde.
“Estamos trabalhando, fazendo o que é necessário para modernizar e melhorar a infraestrutura, garantindo investimentos que não são realizados há décadas na rede, que possui hospitais com camas enferrujadas, caindo aos pedaços. Estamos modernizando tudo isso para melhorar a qualidade em todos os Hospitais da Rede Estadual”, finalizou o gestor.
Desde o início da gestão do governador Mauro Mendes, a secretaria de Estado de Saúde, comandada por Figueiredo, vem executado um programa de modernização dos Hospitais Regionais e Unidades Especializadas para melhorar a prestação dos serviços de saúde ofertados à sociedade.
Atualmente, já foram entregues modernas instalações no Hospital Estadual Santa Casa e Hospital Metropolitano, unidades que atendem exclusivamente aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, secretaria trabalha na modernização da infraestrutura dos Hospitais Regionais das cidades: Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e Sorriso. Além dessas reformas, circulam dois editais, sendo um para reforma e ampliação Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho e Hospital Central.