Os profissionais da secretaria municipal de Saúde vão aplicar neste sábado a primeira dose em moradores com 50 anos ou mais contra Covid, além de atender aqueles que estão com a segunda dose dos imunizantes programada até o dia 10 deste mês. As vacinas estão disponíveis no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás das 7h e 18h e, também, as Unidades Básicas de Saúde Primaveras, Palmeiras, Sabrina, Maria Vindilina II e Alto da Glória das 8h às 17h.
As pessoas com 50 anos ou mais e que ainda não agendaram uma data para atendimento no decorrer da semana, devem acessar o site de agendamento, diretamente no site da prefeitura, escolher um dos locais citados com o termo “Ação de Sábado” e definir o horário de atendimento.
No dia da ação, que deve ofertar aproximadamente 1,5 mil vagas, o morador precisa comparecer na unidade escolhida apresentando algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS atualizado e a carteirinha de vacinação.
As pessoas que já estão com agendamento marcado para semana não devem fazer novo agendamento para sábado. Nas mesmas unidades, haverá atendimento para aplicação da segunda dose para aqueles que estão com previsão de recebimento até 10 deste mês. Nestes casos, não serão necessários a realização de agendamentos. Os atendimentos serão por livre demanda e ocorrerão por ordem de chegada na unidade.
É obrigatório levar o cartão de vacinação onde consta o registro da primeira dose, além de algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS atualizado.
A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.