A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) abre financiamento de projetos comunitários voltados para ações de promoção, prevenção à saúde e direitos humanos DST/HIV/Aids para 2008. Os projetos deverão ser apresentados, até 10 de agosto, por Organizações Não-Governamentais (Ongs) estabelecidas no território mato-grossense. Serão selecionados 20, cada um deles recebendo até R$ 20.763,37, não podendo exceder o prazo de oito meses para finalizar sua execução.
A coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas (Coapre), da Ses, Áurea Assis Lambert, disse que “a seleção desses projetos vem sendo realizada pelo Estado desde o ano de 2003 e tem como objetivo fomentar as ações de promoção e prevenção em DST/HIV/Aids junto à população”.
A técnica da Coapre, Maria Helena Lopes ,esclareceu que o segmento de atuação considerado nesse processo de análise e seleção irá considerar apenas os projetos direcionados aos públicos mais vulneráveis da população. Sendo incluídos os profissionais do sexo (masculino e feminino), transgêneros e travestis, usuários de drogas, crianças e adolescentes em situação de risco (casos de vitimas de violência sexual e convivência com pais contaminados), mulheres em situação de risco (quando os maridos ou filhos contraem o vírus), bem como a garimpeiros, assentados rurais, pescadores, ribeirinhos, índios, negros e a população em situação de pobreza.
As Ongs interessadas em enviar projetos para seleção deverão providenciar seu credenciamento e habilitação junto ao Sistema de Gerenciamento de Convênios (SIGCon). O projeto deverá ser enviado para avaliação e parecer até o dia 10 de agosto.