A unidade de saúde do Bairro Bandeirantes promove nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, uma palestra sobre o câncer bucal. O encontro é voltado a toda a comunidade e visa orientar a população a identificar possíveis lesões cancerígenas na boca e cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).
De acordo com o odontólogo Anderson Vieira de Paula, o câncer de boca é mais frequente em pessoas brancas, porém, existem fatores que podem aumentar a possibilidade do surgimento da doença como o hábito de fumar, o consumo de álcool, a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal ajustadas.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de boca ocupa a sexta posição entre os tipos que mais matam no Brasil, porém, quando diagnosticado no início as chances de cura chegam a 80%. Além de lesões nos lábios que demoram mais de uma semana para cicatrizar, a doença ainda pode apresentar outros sintomas como ulcerações superficiais e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Segundo Anderson, a ideia da palestra é incentivar a população a realizar o autoexame e identificar lesões no início, antes que os ferimentos possam se transformar em câncer. Outra recomendação do profissional é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas, além do uso do filtro solar ou chapéu de aba longa para prevenir o câncer de lábio.