PUBLICIDADE

Secretaria mantém 1 caso de Coronavírus confirmado em Mato Grosso; aumenta número de suspeitos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

A secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, nesta sexta-feira, um caso confirmado e 73 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente monitorados em 23 municípios do estado.

As ocorrências que levantam a suspeita de Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (6), Aripuanã (3), Araputanga (1), Cuiabá (27), Nova Xavantina (2), Rondonópolis (5), São José do Rio Claro (2), Sinop (2), Ipiranga do Norte (1), Juína (1), Juruena (1), Campo Verde (2), Campo Novo do Parecis (3), Tangará da Serra (3), Várzea Grande (4), Primavera do Leste (2), Comodoro (1), Nova Monte Verde (1), Pedra Preta (1), Novo Horizonte do Norte (1), Peixoto de Azevedo (1), Poxoréu (1) e Cáceres (2).

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impacta no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. Nesta quinta-feira, o Governo Federal confirmou 621 casos de COVID-19 no Brasil – 193 a mais em relação aos números do dia anterior.

Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 123 ocorrências em Mato Grosso. De acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, 16 casos foram descartados e 33 foram excluídos por não preencheram critérios de definição para Covid-19.

Conforme a área técnica, o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira, o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a Covid-19, iniciou a realização dos testes de diagnóstico do coronavírus no estado.

Até então, as amostras para COVID-19 chegavam ao Lacen e, a depender da análise negativa para outros vírus, eram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo – um dos laboratórios de referência nacional. A partir de agora, o Lacen trabalhará com o prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual; prazo que auxilia na celeridade das investigações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT abre inscrições para 115 vagas remanescentes em cursos técnicos

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o processo seletivo...

Carro atravessa muro de cemitério e danifica túmulos em Mato Grosso

O acidente ocorreu no município de Mirassol D’Oeste (300...
PUBLICIDADE