A secretaria estadual de Saúde confirmou, há pouco, que está sendo investigado o primeiro caso suspeito de Coronavírus em Sinop. O médico e secretário municipal de Saúde de Sinop, Kristian Barros disse, ao Só Notícias, que a paciente veio de São Paulo e está em isolamento domiciliar. “Estamos fazendo todo o isolamento necessário. Hoje mandamos uma infectologista para avaliação. Caso se confirme a suspeita, vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e encaminhar ao Hospital Regional de Sorriso, que está responsável e tem uma ala específica para isso. São os bombeiros que fazem esse transporte já que possuem os equipamentos necessários de proteção”.
Outros sete que levantam a suspeita estão em Sorriso (1), Nova Mutum (1) Glória D’Oeste (2), Cuiabá (2), Alto Taquari (1). Esses pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus.
De acordo com o setor estadual de Vigilância Epidemiológica, os números estão sendo gradativamente atualizados no sistema do Ministério da Saúde – que, até o momento, contabiliza apenas cinco casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso.
O Ministério da Saúde confirmou, no dia 26 passado, o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Diante da ampliação dos países com transmissão local e a confirmação do primeiro caso no Brasil, Mato Grosso passou a identificar possíveis casos suspeitos e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública ampliou a ação de monitoramento no estado.
Este acompanhamento ocorre na rotina dos serviços do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que divulgará as atualizações diárias do monitoramento do Covid-19.