Agentes da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificando os mutirões de coleta de lixo nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito da dengue, em Sinop. Nesta semana, a coleta está sendo realizada no bairro Jardim Imperial e Boa Esperança.
Segundo o coordenador de Endemias de Sinop, Valério Gobatto, os bairros apresentam um índice de infestação de 2,5%. A média do município é de 1,6%. Valério ressalta que nos últimos dias nenhum caso de dengue foi confirmado em Sinop, mas o índice de infestação está muito alto. O máximo permitido pelo Ministério da Saúde é de 2%.
Mas mesmo não sendo registrado nenhum caso nos últimos dias a situação é preocupante. Em 2005 os casos da doença tiveram um aumento de 400% em relação a 2004. E 90% dos depósitos de larvas estão nas próprias residências, o que preocupa a secretaria, já que é necessária a participação da população no combate ao mosquito.
No período de chuvas os lixos acabam acumulando água e contribuindo para a proliferação do Aedes Egypt. Nos próximos dias a equipe também estará inspecionando residências em outros bairros. Cerca de 290 agentes estão envolvidos nos mutirões, orientando as famílias sobre os cuidados nas residências.