A secretaria de Saúde de Nova Mutum iniciou esta semana, no PSF Araras (centro), um novo grupo de apoio voltado a combater o tabagismo. Essa iniciativa visa oferecer suporte e orientação para aqueles que desejam superar o vício do tabaco, promovendo assim um estilo de vida mais saudável e livre do cigarro.
Em Nova Mutum, essa rede está organizada seguindo a lógica de descentralização do SUS. A cidade desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo através do Grupo Superação. A equipe é composta por profissionais médicos, que desenvolvem as ações para o cuidado da pessoa tabagista.
O Grupo Superação iniciou as atividades há mais de três anos. Desde então, muitas pessoas já conseguiram parar de fumar. O tratamento no SUS é gratuito e inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa junto à abordagem intensiva.
Cada grupo tem acompanhamento durante um ano, sendo quatro encontros semanais, dois quinzenais e, posteriormente, um encontro por mês, até completar um ano.
Para a coordenadora do programa em Nova Mutum, Dra. Andressa Fabrizio, parar de fumar sempre traz benefícios em qualquer momento da vida. “Mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame, a qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Essa é uma grande oportunidade para quem deseja parar de fumar e precisa de apoio”, enfatiza.
O próximo grupo iniciará no dia 4 de abril, sempre às quintas-feiras, às 18h, ao lado da Caixa Econômica.