A Coordenadoria de Promoção em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza nos dias 22 e 30 deste mês, palestras sobre educação nutricional e alimentação saudável, voltada para os jovens e adolescentes. Com o tema “Segurança dos Alimentos: do campo à mesa (e em todos os lugares)”, o evento será realizado na Escola Estadual Ana Maria Couto e na Escola Municipal Senador Gastão de Matos Muller, no período vespertino.
As ações de promoção e prevenção à saúde são alusivas ao Dia Mundial da Educação Física e ao Dia Mundial da Saúde, comemorados nos dias 06 e 07 de abril, respectivamente.
Para lembrar a data, a SES montou uma programação especial com parceiros, como o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf) e secretarias de Saúde e de Educação do município de Cuiabá, abordando os cuidados que devemos ter com nossa saúde, por meio de uma alimentação mais segura.
Orientação nutricional, manuseio e higienização correta dos alimentos, e valorização dos alimentos regionais, serão alguns dos temas abordados. De forma educativa e interativa a atividade visa estimular crianças, jovens e adolescentes a terem hábitos saudáveis, desde cedo. Além disso, serão apresentadas as diversas etapas envolvidas no ciclo da alimentação saudável, desde o plantio até ao consumo.
De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eneida Vandoni Pereira, o projeto tem como proposta a conscientização e quando inserido no ambiente educacional beneficia a população. “É fundamental esse trabalho de conscientização, sobre a importância da alimentação saudável como forma de melhorar a qualidade de vida, para o público infanto-juvenil. Queremos sensibilizar toda a população e através das crianças alcançamos os adultos que, em muitas vezes, apresentam mais resistência a esse assunto”.
Durante o evento serão distribuídas sementes para plantio e cartilhas educativas sobre Higiene Alimentar e de Manipuladores de Alimentos. As palestras serão abertas para pais e responsáveis, além de professores, técnicas de nutrição escolar (TNE) e técnicas de desenvolvimento infantil (TDI) que atuam nas escolas.