A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT Hemocentro, promove atividades no dia do Doador de Sangue que é comemorado no dia 25 deste mês. O secretário Jorge Lafetá vai participar dos eventos no período da manhã que contará com palestras, atividades lúdicas, incentivo a doações de sangue e homenagens aos doadores considerados fidedignos do MT Hemocentro.
A diretora do órgão, Eliana Rabane, salienta que o Ministério da Saúde fez algumas alterações nas regras de doação de sangue ampliando para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil, o que aumenta em dois milhões o público potencial de doadores. A atual faixa etária para doação é de 16 a 67 anos.
Com a nova portaria do Ministério da Saúde, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta. O exame reduz a chamada "janela imunológica" para a identificação mais rápida destes vírus. Desde 2011, o NAT está em fase de implementação por meio do desenvolvimento gradativo de tecnologia nacional, sem importação de produtos e com rigorosos processos que garantem a qualidade do sangue. O NAT brasileiro é produzido pelo laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Sentir-se bem e com saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 51 quilos, estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, ter dormido bem na noite anterior (6h de sono), ter em mãos um documento oficial com foto.