PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde realiza campanha de vacinação para cães e gatos em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal inicia, neste final de semana. Este ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde estará vacinando cães e gatos na sede do CCZ e em 40 postos fixos nas Regionais Sul e Leste neste sábado (17) e nas Regionais Norte e Oeste no dia 07 de novembro.

A meta é vacinar 54.704 cães e 13.676 gatos totalizando 68.380 animais na área urbana. Também na área rural haverá vacinação. Nesse caso, a meta é vacinar 4.678 cães e 1.084 gatos, totalizando 5.762 animais.

Nos postos fixos, montados em locais já conhecidos pela população  como escolas, centros comunitários e igrejas, 120 vacinadores estarão trabalhando das  08h00 às 17h00 horas, sem intervalo para almoço, nos dois sábados de vacinação.

Esses locais contarão com a supervisão de um profissional de saúde de nível superior (médicos veterinários e biólogos), que terão a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, acompanhar caso ocorram eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à Raiva e outras zoonoses.

Ao todo estarão mobilizados 155 servidores da Vigilância em Saúde, todos capacitados por médicos veterinários para atuarem na campanha de vacinação. “A estratégia definida para a campanha deste ano busca facilitar o acesso da população aos postos fixos de vacinação distribuídos pela cidade”, explicou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho,  ao falar sobre a escolha dos dois sábados para a mobilização.

“É fundamental a participação da população na prevenção da doença nos seus animais de estimação e consequentemente evitarem a transmissão do vírus rábico em seres humanos. As campanhas de vacinação, assim como a vacinação rotineira, durante todo o ano no  CCZ, vem colaborando para que Cuiabá se mantenha livre de casos de raiva animal desde 2007. Para que esse controle permaneça, é importante garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus", alertou Alessandra Carvalho.

Segundo dados da Vigilância em Saúde de Cuiabá, em 2007 foi registrado um caso de raiva animal em Cuiabá em um cão e em 2008 também um caso da doença em um Quiróptero (um morcego), na área urbana. De lá para cá, nenhum outro caso de raiva animal em cães, gatos ou quirópteros, foi notificado na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE