A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande fará no próximo sábado o Dia ‘D’ para aplicar a segunda dose da vacina contra Covid em quem não compareceu aos postos nos prazos indicados para receber a imunização completa e garantir a proteção contra a doença, no ginásio Fiotão, Parque Berneck – drive thru -, Clínicas Médicas de um centro universitário, Jardim dos Estados. Também haverá aplicação da primeira dose das pessoas agendadas e confirmadas, dentro das faixas etárias liberadas e os grupos prioritários. Já amanhã, inicia a vacinação do setor indústrias das 8h às 16h.
“Estamos de acordo com o Plano Nacional de Imunização, considerando que Várzea Grande está adiantada em sua campanha de vacinação, será possível atender ao pedido do setor e a determinação do prefeito Kalil Baracat. Estamos no caminho da mesma estratégia utilizada com os profissionais da Educação, ou seja, a Fiemt em parceria com a saúde municipal, estamos organizados para promover a vacinação deste novo público. Tudo dentro do que foi pactuado e conversado, estes profissionais vão receber a primeira dose”, explicou secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, a ação tem um único objetivo que é justamente para atender àqueles que, por algum motivo, não buscaram pela recepção do complemento da vacina contra o Coronavírus. Entre as pessoas ainda pendentes da segunda aplicação estão professores, profissionais de saúde, profissionais da segurança e idosos. É essencial lembrar que a vacinação contra a Covid para pessoas que receberam Coronavac o intervalo preconizado é de até 28 dias. Já os imunizantes Astrazeneca e Pfaizer são de até 90 dias.
“Vamos abrir quatro pontos neste sábado de vacinação para dar vazão a aplicação da segunda dose e também a primeira dose. Porém as pessoas que estão pendentes da segunda dose, irão receber a confirmação por telefone. Só serão vacinadas aquelas que foram confirmadas por telefone, ou aquelas que tiveram a confirmação, em dadas antigas e nunca procuraram os pontos de vacinação, poderão ir espontaneamente. O Importante é completar a vacinação com duas doses. Outra alerta é respeitar o horário confirmado, para não congestionar os pontos de vacinação”, explicou Relva Cristina.