A secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informou, esta manhã, que está monitorando os rumores a cerca de suspeitos de contaminação da doença em Mato Grosso. Além disso, ressaltou que, imediatamente, tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e tomada de medidas.
A assessoria da secretaria informou ainda que todos os casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso foram verificados e, até o momento, nenhum foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde. O órgão estadual ressaltou que o site da SES e do Ministério da Saúde dispõem de dados acerca do Coronavírus e que estas são as informações oficiais.
A orientação é de que não sejam divulgadas as informações não oficiais e checada a veracidade dos conteúdos, pois a divulgação de notícias falsas causa pânico e atrapalha a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
Ontem, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.