A secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, abriu campanha para conscientizar moradores no mês do dezembro vermelho, que marca o período da contra vírus HIV, a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, buscando chamar atenção para a prevenção, a assistência e a proteção das pessoas que vivem com HIV.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em Lucas do Rio Verde, a secretaria de Saúde já notificou 42 casos em 2020 e 62 novos casos em 2021. De janeiro a novembro de 2022, foram registrados 58 novos casos da doença. Estima-se que no mundo mais de 38 milhões de pessoas estejam vivendo com o vírus ou a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em caso de suspeita, o primeiro passo é ir até sua unidade de saúde e solicitar o teste rápido, que é feito de forma gratuita. Caso o teste seja positivo, o paciente será encaminhado para a Central de Regulação, onde receberá acolhimento, orientações e agendará a consulta com o infectologista. Após consulta, já com a receita em mãos, os medicamentos devem ser retirados na farmácia municipal.
A testagem rápida para HIV é gratuita, segura e sigilosa. É possível fazer o teste em qualquer Unidade de Saúde da Atenção Básica, informou a secretaria de Saúde.