PUBLICIDADE

Secretaria confirma presença de dengue tipo 4 em Nova Mutum

PUBLICIDADE

A Secretaria municipal de Saúde confirmou, hoje, a presença do vírus da dengue tipo 4 (DEN 4), em Nova Mutum. “Por ser um vírus considerado novo, todas as pessoas, mesmo aquelas que já contraíram a doença, estão sujeitas à contaminação e, com isso, o risco de surto torna-se ainda maior”, explicaram as coordenadoras Marinês Uhde e Luciane Mayer. Ações preventivas que já vinham sendo desencadeadas pela Vigilância Ambiental, devido ao aumento no número de notificações, serão reforçadas.

A secretaria não descarta a possibilidade do aumento do número de casos, principalmente no último mês, já estar relacionada a DEN 4. “Todos estão sujeitos ao novo vírus”, reforçou Luciane. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 9 de junho foram registradas 202 notificações da doença, dos quais 125 casos foram confirmados, um apresentou complicações, 43 foram descartados e 33 ainda estão pendentes, ou seja, aguardam resultado.

Na segunda-feira (25), a prefeitura inicia mais uma edição de mutirões de limpeza em combate a dengue. O primeiro bairro atendido será o Parque do Sol, depois o Colina II e assim sucessivamente, priorizando os bairros onde o número de notificações é maior. “O trabalho é sempre no sentido de prevenção. Vamos auxiliar a comunidade na limpeza dos quintais, principalmente no que se refere à retirada de objetos que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Eliana Albano.

Devem ser retirados do quintal garrafas pet, vidros vazios, pneus, lonas, latas e qualquer outro recipiente que possa acumular água. A Secretaria de Obras estará passando com os caminhões para recolher os objetos a partir das 7h. As equipes de Agentes Comunitários de Saúde e da Vigilância Ambiental também focam as suas orientações para outros cuidados que a comunidade precisa tomar a exemplo de água acumulada em vasos de flores, em baldes e mangueiras, no tanque de lavar roupas, piscinas, fossas abertas, entre outros.

A confirmação da DEN 4 no município é do MT Laboratório. Para o local são encaminhadas as sorologias dos casos tratados na rede pública, seja nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) seja no hospital, para análise. Em média, os resultados saem em 30 dias. A primeira confirmação do novo tipo de dengue em Mato Grosso aconteceu no mês de fevereiro e depois disso já forma registrados em diversos municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE