A secretaria municipal de Saúde confirmou, hoje, o caso de meningite em uma menina, de 3 anos, que está internada no Hospital Regional. O quadro clínico é considerado estável, não houve necessidade de intubação e ela já foi retirada de isolamento e segue recebendo tratamento na unidade médica. Os familiares próximos também receberam medicação para evitar que fossem contaminados.
A coordenadora de gestão da secretaria de Saúde, Catia Luciano, explicou que “recebemos na Unidade de Pronto Atendimento a criança com histórico de febre, dor de cabeça e vômito. De imediato, recebeu atendimento, havia suspeita da meningite e foi encaminhada ao Hospital Regional, onde foi internada e tivemos a notificação do caso de meningite com confirmação. Hoje, a mãe nos relatou que está com uma melhora clínica importante”.
Catia ainda explicou que pelo fato da doença ser contagiosa os familiares que mantiveram contato com a menina foram medicados. “Foram todos acompanhados, os com contato direto com a criança foram todos medicados para evitar que alguém possa desenvolver a meningite. A meningite tem contagio por isso é feito a medicação das pessoas, independentemente se apresentarem sintomas ou não”.
Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. A doença pode ser fatal. A meningite é contagiosa, principalmente a viral e a bacteriana, que são transmitidas de pessoa para pessoa.