PUBLICIDADE

Secretaria confirma 51 casos de dengue e 47 de chikungunya em Sorriso no mês passado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

No mês passado, foram confirmados 51 casos de dengue, 48 de chikungunya e não houve registros de zika em Sorriso. Os dados são da secretaria municipal de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). Segundo o relatório, o bairro com o maior registro de dengue foi a região central, com seis casos. O Bela Vista contabilizou o maior foco de chikungunya, com 13 casos. Nos demais locais, foram situações com um ou dois casos.

No comparativo, em janeiro do ano passado foram 19 casos de dengue e, em fevereiro, 80. Também naquele período, houve um registro de zika em janeiro e dois casos de chikungunya, sendo um em janeiro e outro em fevereiro.

A queda nos casos da dengue foi comemorada pela equipe da Saúde. Contudo, acendeu o alerta para a mudança de cenário com a presença de casos de chikungunya já no início deste ano, já que em 2024 a elevação de casos de chikungunya foi em março, com o maior pico de casos positivados em maio, quando foram 784 registros.

Desde o início do retorno de exames positivos para chikungunya, no ano passado, a equipe de saúde vem destacando a importância da vigilância contínua e do diagnóstico preciso para o controle da incidência de doenças febris como as arboviroses. Diferente de outras enfermidades, a chikungunya apresenta um desenvolvimento com duas fases: uma fase aguda, logo após contaminação, e uma fase crônica, cujos sintomas podem se alastrar por até 90 dias ou mais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com alguns salários até R$ 5 mil, empresas de Lucas do Rio Verde admitem 101 profissionais

As empresas estão admitindo 101 colaboradores, com auxílio do...

Marimbondos atacam alunos e funcionários de IFMT no Nortão

O caso envolvendo ataque de marimbondos foi comunicado, ontem...
PUBLICIDADE