sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretaria confirma 3 mortes por malária em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou hoje a informação divulgada por Só Notícias que houve 3 mortes por malária, do tipo Falciparum ( a forma mais grave), nos últimos 10 dias em Lucas do Rio Verde. Em janeiro foram 114 casos de malária, sendo 9 casos ocorridos no município de Lucas. Um deles é proveniente do município de Cacoal (Rondônia) e 8 são atribuídos ao próprio município.

A Secretaria de Saúde iniciou investigação das ocorrências em Lucas, visto que os casos têm maior incidência na região noroeste do Estado. As equipes técnicas do Estado e do município tomaram todas as providências cabíveis no bloqueio químico e busca ativa. Está sendo feito estudo, diagnóstico e avaliação com base nos focos de ocorrência que atingiu 3 regiões do município.

Apesar das ocorrências recentes, Mato Grosso continua apresentando redução de casos de malária. O ano de 2008 fechou com a notificação de 3.708 casos. O ano de 2009 fechou em 3.256 casos, apresentando uma redução de 12,02%.

Se comparadas as ocorrências de janeiro de 2009 a janeiro de 2010, o Estado também apresenta redução. O mês de janeiro do ano passado teve a notificação de 249 casos e no mês passado foi de 114 casos, apresentando redução de 54,2%.

Os municípios da região noroeste do Estado são responsáveis por cerca de 75 a 80% das ocorrências, ficando Colniza, Aripuanã, Juína, Rondolândia e Brasnorte os municípios que mais registram casos, por estarem localizados em região de mata de incidência da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde vem trabalhando intensamente no Projeto de Ações Integradas e Continuas para o Controle da Malária no Estado em parceria do Ministério da Saúde (MS).

MALÁRIA

A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas (protozoários do gênero plasmodium), que são transmitidos pela picada de mosquitos (fêmeas do gênero anopheles). No Brasil destacam-se duas espécies do protozoário plasmodium: o falciparum e o vivax. Não há vacinas disponíveis contra a malária. O tratamento da doença é feito por medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Guarantã define ações de reabilitação com equoterapia via SUS

A prefeitura organizará processo licitatório, este mês, para a...

Imunização antirrábica chega a 28% da meta em Sorriso

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental imunizou 891...

Prefeitura confirma 1º caso de febre mayaro em Sorriso

A prefeitura de Sorriso, através do Centro de Informações...
PUBLICIDADE