A Secretaria de Estado de Saúde confirmou dois casos de infecção causada por uma bactéria denominada “micobacteria” e aguarda o resultado de 22 pessoas que apresentam o sintoma. As infecções ocorreram após realização de aplicação de enzima por via subcutânea com finalidade estética em uma clínica da capital. Para atender esses pacientes a secretaria já organizou a rede de atendimento.
De acordo com a assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde passará a atender esses pacientes no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade, no Hospital Regional Metropolitano de Várzea Grande e à disposição das pessoas que se submeterem ao procedimento na clínica e que necessitam de informações e esclarecimentos o número 0800 647 120, – do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde – onde profissionais especialistas no assunto estarão prestando este serviço e dando os encaminhamentos necessários para o tratamento ou monitoramento.
A Saúde do Estado, por meio da Vigilância Sanitária, já adotou todas as medidas e providências necessárias, cujos trabalhos estão sendo desenvolvidos em conjunto com o município de Cuiabá, bem como a notificação das ocorrências junto ao Ministério da Saúde. As 22 pessoas já com notificação no cadastro do Estado serão comunicadas por telefone sobre o dia do seu atendimento. Os serviços vão ser organizados pelo sistema de agendamento.
A Saúde do Estado emitiu o alerta a população que, ao buscar qualquer serviço que envolva a sua saúde, seja verificado se o estabelecimento tem o Alvará Sanitário atualizado; não realize quaisquer procedimentos invasivos (injeções ou aplicações, maquiagem definitiva e até tatuagens) em locais não credenciados pela Vigilância Sanitária, como serviços que funcionam em residências ou outros locais não devidamente legalizados.
O reforço do alerta é para aquelas pessoas que passaram por esse tipo de procedimento e que apresentarem alguns dos sinais e sintomas como dor, vermelhidão, aparecimento de nódulos ou drenagem de secreção no local de aplicação, que deverão ligar no 0800 647 1201, para encaminhamentos necessários ao tratamento da infecção.