A secretaria municipal de Saúde fez, no último final de semana, a primeira fase das cirurgias oftalmológicas em pacientes que estão esperando há cerca de um ano. Das 450 previstas, já foram feitas 92. Nos dias 30 e 31, outros 100 pacientes devem passar pelo procedimento. E em fevereiro serão realizadas as cirurgias de catarata.
A costureira e Maria Cleonice da Silva Carvalho foi uma das pacientes. Ela estava com o pterígio, popularmente chamado de ‘carne crescida’, começou a interferir na visão. “Fiquei alegre em poder ficar boa da vista, me senti um pouco ansiosa no início, mas foi tudo rápido, nem senti, foi bem simples. Agora é só cuidar no pós-operatório e agradecer pela oportunidade”, declarou.
De acordo com a secretária Saúde, Fernanda Heldt Ventura “juntamente com o Hospital de Olhos de Cuiabá, nós iniciamos esse trabalho com as cirurgias oftalmológicas, sendo 200 de pterígio esse mês e 250 de catarata em fevereiro. Estamos atendendo uma demanda de cerca de um ano e queremos agilizar, por isso optamos por trazer essa equipe para o município”.
Para evitar aglomeração, a Central de Regulação, agendou os procedimentos, confirmando com todos os pacientes data e horário da cirurgia. Além disso, na unidade de saúde foram cumpridos todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.
Conforme o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, o compromisso da gestão é zerar a fila “por esse procedimento, mas queremos manter uma normalidade da demanda que for chegando a partir de agora, fazer os procedimentos com mais agilidade. O que for possível realizar em Lucas do Rio Verde, nós vamos fazer para agilizar os processos e melhorar a vida dos luverdenses. O que é encaminhado para outros municípios, vamos manter o contato sempre para tentar evoluir e não deixar nossos pacientes esperando há meses por uma cirurgia. Vamos trabalhar muito forte para dar agilidade em todos os setores”.