A secretaria estadual de Saúde informou, há pouco, que neste sábado houve seis novas confirmações da doença sendo 5 em Cuiabá e uma Sinop subindo para 247 casos (ontem havia 241), 91 pessoas estão em isolamento domiciliar e 127 estão recuperados (até ontem foram 125). Há 20 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva. A taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis no Estado para a doença é de 4,8%.
A secretaria estadual informa que “a nona morte foi notificada pelo município de Sinop e envolveu um profissional da saúde municipal” e se refere ao secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wirciley Fonseca, 45 anos, sepultado hoje em Sinop. Porém, o hospital onde ele estava internado há mais de 20 dias informou, em nota, que inicialmente ele foi internado com a doença mas, “exames de controle para Covid-19 (PCR) negativo, este tempo de internação prolongada em decorrência do quadro grave, exigiram meios para a manutenção da vida do paciente, como hemodiálise, monitoração invasiva, sondas e cateteres que, apesar de serem necessários podem contribuir para eventuais complicações clínicas. Comorbidades, como doenças prévias, também contribuíram para a não evolução e o óbito do paciente”. Um familiar também informou ao Só Notícias que ele não estava mais com Covid.
A secretaria estadual também informa o quadro do Coronavírus por município desde o início da pandemia até hoje:
Cuiabá – 43 positivos – 80 recuperados e 1 morto
Rondonópolis – 28 com a doença – 6 recuperados – 2 mortos
Sinop – 9 casos – 10 recuperados – 1 morto
Várzea Grande – 3 positivos e 9 curados
São José dos 4 Marcos – 3 casos – 3 não tem mais a doença
Mirassol D’Oeste – 5 positivos – 1 morto
Tangará da Serra – 5 com a doença
Cáceres – 2 casos – 1 morto
Aripuanã – 1 caso – 1 morto
Lucas do Rio Verde – 1 morto
Há 15 municípios com 1 caso em cada.
A secretaria também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 99 leitos de UTI e 402 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado. Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 59% dos diagnosticados são do sexo feminino e 41% masculino; além disso, 119 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos.