A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira uma campanha pré-carnaval em Sinop. Durante a semana equipes visitarão escolas e empresas, com objetivo de orientar adolescentes e jovens sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com o sexo seguro.
Outra ação que já está sendo preparada pela secretaria será desenvolvida com os blocos carnavalescos, que receberão preservativos para todos os componentes. O objetivo da secretaria é atingir um número maior de foliões. Nas quatro noites de festa também estarão com uma barraca na praça para orientar e distribuir preservativos.
A secretaria preparou um estoque de 20 mil camisinhas para o carnaval que é a maior festa popular do país. Pelo menos 10 mil devem ser distribuídos durante as festividades, entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A previsão é de que 8 mil foliões prestigiem a festa por noite.
Outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria há alguns anos é o desfile do bloco ‘Olho Vivo’, que também tem como objetivo orientar sobre os cuidados com as DST, por meio de mensagens e alertas.
O carnaval de Sinop começa no próximo dia 25 na praça Plínio Callegaro. Cerca de 500 pessoas estarão envolvidas nas ações da secretaria.