A secretaria municipal de Saúde vai definir, em pregão presencial, empresa que prestará serviços na área de terapia com equinos (cavalos), visando a cobertura assistencial a pacientes em todas as faixas etárias e com deficiências físicas, motoras ou intelectuais atendidas pelo SUS. O certame será dia 10 de julho e serão investidos R$ 252 mil. A empresa ficará responsável por fornecer até dois cavalos e materiais de apoio adequados (selas, mantas, serragem, feno, ração, medicamentos, assistência veterinária e mais).
O uso de recursos terapêuticos para otimização do processo de reabilitação visa que “pessoas com deficiência tenham condições de alcançar e manter uma situação funcional adequada do ponto de vista físico, sensorial, intelectual, psíquico ou social, através de meios que o auxiliem a modificar sua própria vida e tornando-o mais independente”, segundo avaliado pela pasta.
A equoterapia trabalha o desenvolvimento do controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos de controle motor, aumento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo, reações de ajuste, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, segundo detalhado no documento oficial.
As atividades ainda devem contribuir para melhorar a socialização, autoconfiança e autoestima, proporcionando benefícios físicos, psíquicos, educacionais, sociais e de cidadania.