O chamamento público, realizado pela secretaria municipal de Saúde, definiu o credenciamento de empresa especializada em exames de imagem radiográfica, que auxiliará 16 Postos de Saúde da Família (PSF) e o Pronto Atendimento Municipal (PAM) em atender à demanda de procedimentos eletivos ou de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento estimado é de R$ 249 mil, angariado pelo executivo municipal.
Consta na programação que serão realizadas 12 avaliações, pelo período de seis meses, entre radiografia bilateral de orbitas, arcada zigomático-malar, articulação temporo-mandibular, cavum, crânio, laringe, mastoide, maxilar, ossos da face, região orbitraria, seios da face, sela turística, oclusal, panorâmica e coluna cervical.
Também estão na listagem verificações de coluna lombo-sacra, coluna torácica, coração e vasos de base, costelas, esôfago, esterno, mediastino, pneumomediastino, toráx, antebraço, articulação acrômio, articulação escapulo, articulação esterno, articulação clavicular, cotovelo, dedos da mão, mão e punho, entre outros.
As imagens deverão ser disponibilizadas no mesmo da e os laudos de resultados liberado em até 7 dias, conforme previsto no documento oficial. O certame foi realizado no início do mês e a previsão de início das atividades não foi detalhada.
“devido ao grande número de pessoas na fila de espera e aumento de doenças sazonais, com maior riscos de complicações respiratórias, avaliamos que são exames essenciais para garantia do cuidado e melhor atendimento ao paciente e no momento não possuímos quantitativo suficiente para suprir a necessidade da população”, avaliou a gestão, no documento pessoal.