A partir da semana que vem equipes formadas por servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Infra-estrutura de Sinop, recomeçarão os trabalhos de combate a dengue no município. Segundo o coordenador Municipal de Endemias, Valério Gobatto, a limpeza será nas bocas de lobo na área central da cidade. “Nós já fizemos a limpeza em 100% de Sinop. Agora vamos reunir com o pessoal dab Secretaria de Infra-estrutura para refazer o trabalho”, disse, ao Só Notícias.
Segundo ele, os servidos estarão fazendo o recolhimento de objetos que possam acumular água, terra e das folhas que têm dentro das bocas de lobo e os técnicos da Secretaria de Saúde farão a aplicação de inseticida, com bomba manual. “Nós também faremos a aplicação de inseticida nas residências em que tiverem pessoas morando com suspeitas de dengue. É a operação chamada pente fino. Dependendo da extensão da área usaremos um carro para a aplicação e faremos a catação de lixo, essa é a operação de bloqueio técnico”, salientou.
Só Notícias apurou que na última campanha de coleta de lixo foram recolhidos mais de 100 cargas, com aproximadamente 4 toneladas cada uma. São quase 400 kg mil de lixo. Até o momento a Secretaria de Saúde de Sinop já notificou cerca de 450 casos de suspeitas de dengue. 83 foram confirmados e cerca de 150 estão em Cuiabá aguardando resultados de análises. Neste ano um caso foi confirmado como sendo dengue hemorrágica e o paciente já se recuperou.