A secretaria de Lucas do Rio Verde divulgou que o Laboratório Municipal realizou 256,2 mil exames até este mês, sendo a maioria de hemograma completo. Segundo a pasta, este número já supera todo ano passado, quando foram 213,3 mil exames.
Além de exame de bioquímica, o laboratório realiza outros nas áreas de hematologia, uroanálise, parasitologia, imunologia, hormônios e microbiologia. Conforme a assessoria, os 10 mais realizados são, Hemograma Completo, Análise de características físicas, elementos e sedimento da urina, Glicose, Proteína C Reativa, Creatinina, Triglicerídeos, Colesterol Total, TGP, TGO e Colesterol HDL.
Conforme a secretaria, a cada ano a demanda por exames laboratoriais realizados na região aumenta consideravelmente. “As causas para este grande número de pedidos estão ligadas ao crescente acesso da população aos serviços de saúde e também à ampliação de atendimento da rede de atenção básica”, informou.
O laboratório realiza exames de média a alta complexidade de análises clínicas, como os exames da rotina do pré-natal, dos programas de controle das diabetes, dos hipertensos e das anemias. Destaque também para o suporte fornecido às ações da Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e controle de doenças como tuberculose, hanseníase, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, meningites bacterianas, diarreias bacterianas, tuberculose, entre tantas outras patologias.
“Percebemos um aumento no número de exames a cada ano e, para o próximo semestre, deverão ser inclusos mais cinco novos exames. A equipe é capacitada e esse é o motivo de boas respostas na entrega de bom serviço e atendimento à população”, disse a coordenadora do Laboratório Municipal, Fernanda Dotto.