PUBLICIDADE

Sábado é dia "D"de vacinação contra a raiva em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Amanhã é o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. Com o slogan "Amigo de Verdade Vacina", a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção até o dia 31 de outubro, nos 141 municípios. A meta para o ano, em todo Estado é de vacinar 655.531 animais, sendo 531.103 cães e 124.428 gatos.

A campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. "Ao promover a campanha é possível colaborar com o esforço internacional, que é controlar a doença devastadora, e ao mesmo tempo de fácil prevenção por existir vacina", disse o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira.

Oberdan Lira informou ainda que para Cuiabá estima-se vacinar 79.025 cães e 15.805 gatos. Em Várzea Grande, 32.097 cães e 13.756 gatos. Já em Rondonópolis, 22.250 cães e 3.785 gatos. A campanha tem duração média de 40 dias e vai abranger os 141 municípios mato-grossenses, tendo como meta atingir em cada cidade um percentual de 80% ou mais de cobertura vacinal. "Devemos continuar nos empenhando, para que o Estado continue a alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A exemplo do ano passado, que finalizou com a cobertura vacinal de 88,16%, graças ao engajamento dos técnicos das Secretarias Estadual e municipais de Saúde, parceiros e comunidades, todos envolvidos no controle da raiva no Estado, resultando dessa maneira, no controle da raiva em cães e gatos", comentou.

De acordo com o coordenador, para o desenvolvimento da campanha, o Estado tem estimado 850 postos de vacinação distribuídos por todas as cidades e cerca de 2.500 pessoas envolvidas. Os municípios receberão recursos financeiros, repassados fundo a fundo e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde. "Como apoio logístico são distribuídos vacinas, seringas com agulhas descartáveis, comprovantes de vacinação, cartazes e blocos de registro de animais vacinados", afirmou.

As estratégias de vacinação adotada pelos municípios serão casa em casa, postos fixos e volantes, podendo ainda ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais, dando ênfase sempre às áreas de risco. "A imunização é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE