Amanhã é o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. Com o slogan "Amigo de Verdade Vacina", a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção até o dia 31 de outubro, nos 141 municípios. A meta para o ano, em todo Estado é de vacinar 655.531 animais, sendo 531.103 cães e 124.428 gatos.
A campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. "Ao promover a campanha é possível colaborar com o esforço internacional, que é controlar a doença devastadora, e ao mesmo tempo de fácil prevenção por existir vacina", disse o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira.
Oberdan Lira informou ainda que para Cuiabá estima-se vacinar 79.025 cães e 15.805 gatos. Em Várzea Grande, 32.097 cães e 13.756 gatos. Já em Rondonópolis, 22.250 cães e 3.785 gatos. A campanha tem duração média de 40 dias e vai abranger os 141 municípios mato-grossenses, tendo como meta atingir em cada cidade um percentual de 80% ou mais de cobertura vacinal. "Devemos continuar nos empenhando, para que o Estado continue a alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A exemplo do ano passado, que finalizou com a cobertura vacinal de 88,16%, graças ao engajamento dos técnicos das Secretarias Estadual e municipais de Saúde, parceiros e comunidades, todos envolvidos no controle da raiva no Estado, resultando dessa maneira, no controle da raiva em cães e gatos", comentou.
De acordo com o coordenador, para o desenvolvimento da campanha, o Estado tem estimado 850 postos de vacinação distribuídos por todas as cidades e cerca de 2.500 pessoas envolvidas. Os municípios receberão recursos financeiros, repassados fundo a fundo e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde. "Como apoio logístico são distribuídos vacinas, seringas com agulhas descartáveis, comprovantes de vacinação, cartazes e blocos de registro de animais vacinados", afirmou.
As estratégias de vacinação adotada pelos municípios serão casa em casa, postos fixos e volantes, podendo ainda ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais, dando ênfase sempre às áreas de risco. "A imunização é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.