O Rotary Clube Sinop está fazendo, neste momento, no centro da cidade, uma campanha de conscientização da população para evitar aumento de dengue na cidade. Juntamente com integrantes do Rotaract, é feita a distribuição de panfletos e adesivos. “Estamos esclarecendo a população para não deixar lixo acumulo, inspecionar as calhas e também se preocupar com o vizinho”, explicou o presidente do Rotay Sinop, Jorge De Cursi. Á tarde, o trabalho será feito nos estacionamentos de supermercados.
A campanha “Xô dengue” continua esta tarde, nos estacionamentos de supermercados, por onde passa grande número de pessoas. O panfleto orienta as pessoas a manterem caixas d´água fechadas, tratarem a água da piscina, lavar constantemente vasilhames dos animais, limpas calhas peridiocamente, colocar areia nos pratinhos de plantas e recolher qualquer tipo de lixo que possa acumular água das chuvas. Também esclarece os sintomas da doença. Curado Seguros, Bioclínico, Belé e Grafpel apóiam a campanha do Rotary.
Sinop, conforme Só Notícias já informou, deve encerrar 2007 com um crescimento alarmante nos casos de dengue. Até novembro, foram confirmados pela Secretaria de Saúde, 1.437, número bem superior ao do ano passado, quando foram 436. A falta de cuidado dos próprios moradores, que acabam acumulando lixos em seus quintais, associada ao período chuvoso, são apontadas com principais causas para essa elevação.