sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Rondonópolis: mais de 5 mil esperam por cirurgias

PUBLICIDADE

Mais de 5 mil pessoas estão na fila para realizar cirurgias eletivas de média complexidade (procedimentos que não são de urgência) em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). Algumas esperam pelo procedimento há mais de 5 anos. Esta semana o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a liberação de verba para amenizar a situação na cidade. Entre os procedimentos contemplados, estão a vasectomia, laqueadura, catarata, estrabismo, varizes, hérnia, cirurgias ortopédicas e infantis.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Valdeci Feltrin, o Ministério de Saúde vai liberar verba em torno de R$ 660 mil. A medida deve contemplar cerca de 1,3 mil pessoas no decorrer de 2009. Ele lembra que por ano são feitas outras 1,7 mil procedimentos e há o interesse de firmar um acordo com o governo do Estado para a realização de outras mil intervenções.

Feltrin explica que o principal problema de Rondonópolis é a falta de estrutura hospitalar, por isso a atual gestão está buscando apoio nas regiões vizinhas para resolver a situação. O secretário destaca ainda que muitos pacientes são de cidades próximas, que buscam atendimento em Rondonópolis por ser um dos pólos do Estado.

A secretaria aponta que existe dificuldade em encontrar alguns pacientes, que não atualizam o cadastro e mudam o número de telefone ou de endereço. Isso terminar por deixar alguns pacientes fora da seleção.

Contemplação – Além de Rondonópolis, o Ministério da Saúde vai destinar verbas para vários municípios brasileiros. As portarias divulgadas no Diário Oficial da União, no dia 17 de fevereiro, prevêem repasse de recursos às cidades que fazem parte dos projetos para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade. Estão incluídas Londrina (PR), Dourados e Campo Grande (MS), Diadema (SP) e o estado de Minas Gerais, entre outras localidades.

Os recursos financeiros serão transferidos mensalmente de acordo com a produção realizada e após a devida identificação dos procedimentos nos sistemas de informações do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Guarantã define ações de reabilitação com equoterapia via SUS

A prefeitura organizará processo licitatório, este mês, para a...

Imunização antirrábica chega a 28% da meta em Sorriso

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental imunizou 891...

Prefeitura confirma 1º caso de febre mayaro em Sorriso

A prefeitura de Sorriso, através do Centro de Informações...
PUBLICIDADE