A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso inaugura, na sexta-feira, 10 leitos de UTI neonatal em Rondonópolis, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, a implantação integra um plano de expandir os atendimentos e melhor operacionalizar a rede do Sistema Único de Saúde.
“Os serviços de média e alta complexidade, para sua implantação, necessitam de infra-estrutura. Implantar mais 10 leitos de UTI em Rondonópolis, principalmente de neonatal, é colocar em prática o serviço de maternidade de alto risco. A Santa Casa de Misericórdia realiza de 250 a 300 partos/mês. Os leitos dão segurança aos bebês que necessitam desses serviços especializados reduzindo, assim, os índices de mortalidade infantil na região”, disse.
Segundo o diretor-presidente da Santa Casa, e médico ginecologista, Helio Roberto Pichioni, a parceria entre a instituição, Estado, e município, deu um salto qualitativo no incremento de importantes serviços.
“Já temos 10 leitos de UTI adultos que credita o atendimento em cardiologia e demais procedimentos cirúrgicos. O funcionamento de gestão compartilhada nos possibilitou a fornecer aos usuários do SUS serviços de oncologia e, especificamente, a aplicação de quimioterapia”, disse Roberto Pichioni.
O diretor disse que a instituição atende a cerca de 700 pessoas/mês. “Destas 600 são do Sistema Único de Saúde. No aumento dos serviços do SUS na Santa Casa de Misericórdia o Estado disponibilizou R$ 1,5 milhão em obras, reformas e adequações. Dentre elas está a instalação da ala das UTIs”, acrescentou.
Na aquisição dos equipamentos o Estado investiu R$ 780 mil. Para manutenção desses leitos um novo convênio será firmado.