Pelo menos 60% da meta prevista para imunização contra gripe na regional de Alta Floresta já foi cumprida segundo números do Ministério da Saúde. O percentual corresponde a 9,7 mil pessoas das pouco mais de 16 mil previstas nas sete cidades.
Somente em Alta Floresta, são 3,9 mil imunizados, o que corresponde a 57% do previsto. Em Nova Canaã do Norte, a vacinação já atingiu 73% do estimado, o que eqüivale a 1,9 mil pessoas. Outro índice que ultrapassa mais da metade é em Carlinda, onde 1,2 mil já receberam a dose (67%). Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta completam a relação.
Até dia 27, mulheres grávidas, crianças com 6 meses a 2 anos; pessoas com 60 anos ou mais; índios e profissionais da saúde devem receber a dose que, além de combater a gripe comum, a vacina protege também contra vírus da influenza A (H1N1).
A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Já a população que apresenta deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar primeiramente o médico antes de ir até os postos de vacinação.