O prefeito Chico Galindo e o secretario de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, abriram as portas do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) para uma visita às obras da maior reforma de sua história hoje de manhã. Durante a visita, o diretor da unidade, Jair Marra, mostrou a estrutura que abrigará as áreas de pronto atendimento, de urgência-emergência e explicou como será o funcionamento das novas dependências.
Os pacientes que chegarem nas ambulâncias em risco iminente de morte, receberão os atendimentos vitais na área vermelha, com capacidade para cinco leitos. Depois de estabilizado, o paciente é transferido para a área amarela, equipada como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Serão 22 novos leitos na área amarela adulta e cinco na infantil, incluindo salas reservadas para pacientes em isolamento.
De acordo com o secretario municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, a reforma assegura melhores condições técnicas aos profissionais que atuam no HPSMC e o resultado disso é um atendimento mais eficaz à população.
Destinado ao atendimento de urgência e emergência, o atendimento prestado no Pronto Socorro visa salvar vidas e estabilizar o paciente até que ele possa ser transferido para unidade de internação.
Aqueles pacientes que chegam sozinhos à unidade terão um acesso exclusivo à recepção onde será realizado o acolhimento com classificação de risco, que avalia a gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente e encaminha para o atendimento adequado.
Reforma – Idealizada pelo ex-prefeito Wilson Santos, as obras do HPSMC tiveram início em outubro de 2009 e foram realizadas com recursos do programa do governo federal Qualisus e contrapartida da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo, são cerca de R$ 6 milhões, sendo metade destinada às obras estruturais e o restante para a aquisição de novos equipamentos.