A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs) iniciou a campanha alusiva ao Outubro Rosa. A abertura da programação foi, ontem, com o grupo de oração da igreja São Cristóvão e, durante todo o mês, serão desenvolvidas, por uma equipe multidisciplinar, palestras educativas em várias empresas do município onde há número considerável de pessoas. Este é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, um movimento que é celebrado anualmente e que tem por finalidade alertar para a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma das doenças mais fatais para mulheres, quando diagnosticado cedo, a possibilidade de cura chega a 95%.
A presidente da Refecs, Clenir Adames disse, ao Só Notícias, que “o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Conhecer os fatores que aumentam as chances de desenvolver essas doenças permite que as pessoas possam evitá-los, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer”. Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças. Os principais fatores de risco são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer.
De abril a outubro e entidade viabilizou, com ajuda do poder público, mais de 300 exames de ressonância magnética, tomografia de abdômen total, tomografia de tórax, pelve, crânio, entre outros.
A venda das camisetas com estampas referentes ao tema começou, por R$ 45. O telefone para contato é 99619-5350.