Mais de duas mil residências poderão contar com o serviço de rede de esgoto, a partir de deste mês, em Alta Floresta. A primeira etapa das obras estão sendo finalizadas e, a partir do dia 30, será ligado o sistema entre as avenidas Rogério Silva e Ludovico da Riva. A confirmação foi feita pelo gerente da empresa Águas de Alta Floresta, Antonio Manoel.
Os moradores foram notificados e poderão, a partir do dia 15, ligar as fossas sépticas de suas residências e estabelecimentos nas caixas de ligações, instaladas nas calçadas. O esgoto será bombeado, com apoio de estações elevatórias, até o reator e à estação de tratamento.
Esta etapa começou a ser implantada no ano passado, ampliando os 18 quilômetros de rede já construídos no município. Com a conclusão do projeto, prevista para o ano que vem, será ampliada em mais 44 quilômetros, atingindo 70% das residências que hoje já são abastecidas pela rede de água. Serão 5.100 ligações.
O investimento total deve totalizar R$ 6 milhões, sendo que 70% dos recursos foram financiados pela Caixa Econômica e 30% pela empresa. A taxa de serviço será equivalente a 90% do valor pago pelo contribuinte pelo consumo de água, que tem taxa mínima de R$ 12 no município.